Seguem algumas dicas de como lidar com a concorrência e fazer dela sua fonte de inspiração:
1. Fique atento aos pontos fracos de seu concorrente. Se eles representam os seus pontos fortes, você tem grandes chances de surpreender o mercado. Muitas empresas fazem um estudo de concorrência, acho muito bom por sinal, porém, para que esse estudo seja mais preciso, sugiro que você seja o cliente de seu concorrente, assim, você conhecerá melhor a solução completa, do produto ao serviço prestado por ele.
2. Estude o mercado, casos de sucesso de seus concorrentes poderão ser praticados por você. No caso de franquias, os fraqueados são considerados tanto aliados, como concorrentes, o franqueador já tem um estudo pronto de casos de sucesso e de fracasso de seus franqueados, facilitando bastante a direção a ser tomada.
3. Evite cair na tentação de se praticar o “precinho” e “preção”, muitas vezes estimulados pela concorrência. É preciso ter um fluxo de caixa estável para se praticar essas ações.
4. Conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele irá bater na porta do seu vizinho, seu concorrente,
O cliente é o seu desejo, o concorrente o seu rival. É preciso sempre buscar a superação, para surpreendê-los.