Especialista dá dicas para redes que buscam pontos alternativos para expandir
Segundo dados divulgados pelo IBGE, os aeroportos de São Paulo, Cumbica e Congonhas recebem 27 milhões de passageiros por ano. Já nas estações do metrô da capital paulista, o número de usuários cresceu cerca de 20% desde 2010. Estes locais, com grande fluxo de pessoas têm despertado a atenção do setor de franquias. Com o crescimento do setor, que faturou 103 bilhões em 2012 e ganhou 2.426 novas marcas no último ano segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as redes cada vez mais encontram dificuldades em encontrar pontos em shoppings centers. A falta de condições que possibilitem as instalações das lojas, bem como o alto valor dos alugueis estão entre as principais dificuldades. A consultora Marina Bechtejew, especialista em questões jurídicas para franquias do escritório KBM Advogados explica que é preciso analisar a viabilidade da entrada da unidade nesses pontos alternativos, quais sejam, terminais de passageiros, como por exemplo, metros, aeroportos e rodoviárias. Confira algumas observações que precisam ser levadas em consideração:
Além de se atentar à escolha do local, o empresário deve estudar as condições do mesmo, avaliando o fluxo e o perfil das pessoas que frequentam esses espaços;
O empresário deve, acima de tudo, avaliar se a marca pretendida atende ao perfil do público do local, bem como sua economia, cultura e hábitos;
É fundamental analisar o custo de investimento inicial, como obras, reformas, luvas, aluguel e impostos.
Deve ser assinado contrato de locação com prazo compatível ao retorno do investimento, o qual deve ser negociado entre as partes, ante da conclusão do negócio.
Outras características devem ser observadas, como por exemplo, visualização; facilidade de acesso; área para estacionamento e legislação local;
Sobre Marina Bechtejew
Marina Nascimbem Bechtejew Richter – Sócia do escritório KBM Advogados, especializado em franquias e varejo. Atua nas áreas de direito empresarial, contratos, societário e contencioso cível.
A KBM é uma consultoria especializada no setor de franchising, oferecendo assessoria jurídica para empresas do setor. As especialidades abrangem contratos, locações, canais de distribuição ao varejo, entre outros assuntos relacionados ao segmento.
Em cada uma das áreas de trabalho, os profissionais envolvidos possuem elevado nível técnico, além de experiência profissional significativa, possibilitando ao escritório prestar uma assessoria desde casos mais simples até os mais complexos.