Investir em uma franquia na hora de iniciar um novo negócio tem algumas vantagens, a principal delas é poder conversar com os atuais franqueados de uma determinada rede e perceber qual o grau de satisfação que esse novo negócio vem proporcionando. Mas e quando a franquia é uma novidade, uma nova marca ou um novo modelo de operação, existe um risco maior ou existem maiores benefícios para o franqueado que aposta nesse novo negócio?
Em um primeiro olhar existe um risco maior, você como investidor não pode validar aquele tipo de operação no mercado, precisa dar um voto de confiança e avançar no processo assumindo os riscos de ser o número um. Por outro lado, você tem como buscar uma série de vantagens, em uma via de mão dupla, onde o franqueador precisa da sua operação para validar todas aquelas promessas que você avaliou no processo de compra dessa franquia.
Toda rede de franquia em algum momento no seu "day one" teve de buscar um primeiro franqueado. A proximidade com o franqueador pode ser uma grande vantagem para os primeiros, o franqueador precisa de operações bem sucedidas no mercado para mostrar que o seu negócio é bom e atrair novos investidores, para tal ele estará de uma forma muito mais intensa ajudando a sua operação no momento de arrancada, isso muitas vezes diminui o tempo para atingir o equilíbrio operacional e o retorno de investimento, em outras palavras, diminui o seu risco. Além disso, esse processo ajuda a estabelecer com o franqueador e sua equipe um nível de relacionamento que outros franqueados não vão ter com o crescimento orgânico da rede. É impossível para um franqueador manter o mesmo nível de relacionamento com os "franqueados fundadores" e todo o resto da rede, principalmente quando essa rede atinge os 100 ou 200 franqueados. Pode parecer igual, mas não é. Podem prometer isso, mas não fazem.
De uma forma geral, franquias são a repetição de um modelo de negócio que deu certo em algum momento, em um determinado mercado e para um determinado investidor. Ser o primeiro a investir nesse novo negócio pode trazer vantagens quando existe por parte do franqueador o interesse em criar uma operação modelo. O que você, como "primeirão" pode fazer é exigir que essas vantagens sejam cumpridas, acertar com um franqueador um plano de ação que garanta o sucesso da sua operação, ou que minimize muito a chance de um insucesso. Empreender é sempre um risco, envolve coragem, dúvidas e ao mesmo tempo a certeza de que se é capaz de realizar algo. Nesse caso franqueado e franqueador estão empreendendo juntos.