O franchising amadureceu desde que Ray Kroc abriu seu primeiro McDonalds, em 1955, em Des Plaines, Illinois - EUA. O primeiro dia de vendas do restaurante foi de U$ 316. Em 2012, as vendas anuais do McDonalds devem superar U$ 35 bilhões, em mais de 32.000 restaurantes, em mais de 100 países - com cerca de 80% dessas lojas de propriedade de franqueados. As vendas diárias por loja franqueada de hoje? Você faz a matemática!
As projeções e tendências do mundo do franchising em 2013 podem ser melhores descritas como otimistas e cautelosas. No lado positivo, excluindo o Brasil onde a taxa de crescimento projetada em 2012 era de 16%, o resto do mundo viu o primeiro crescimento do número de estabelecimentos de franquia desde 2008. E esse crescimento deve continuar em 2013, aproximadamente 1,4%.
Mas os líderes da indústria de franquia nos EUA estão frustrados, acreditando que a taxa de crescimento poderia ser muito maior se franqueadores e franqueados não estivessem atolados por numerosas incertezas sobre a política pública e o ritmo da recuperação econômica, afinal o setor inclui proprietários de pequenos negócios.
Aqui no Brasil, se a economia do país crescer 3%, a ABF calcula um crescimento de 15% para este ano, menos que os 16% alcançados em 2012, quando o setor faturou R$ 104 bilhões.
Como tem se repetido nos últimos anos, os tradicionais segmentos como alimentação, vestuário, acessórios e calçados, continuarão como pilares do franchising assim como as franquias imobiliárias, novo segmento que cresce exponencialmente impulsionado pelo aquecimento do mercado imobiliário.
A respeito das movimentações de fusões e aquisições, com a queda dos juros e manutenção da Taxa Selic, este processos devem ser potencializados. Certamente, o Grupo Multi, dono da Wizard e de outras escolas de idioma ou profissionalizantes, deve continuar liderando este setor.
Outro movimento previsto em 2013 é o crescimento do Refranchising, quando uma empresa vende suas lojas próprias para franquias. Este movimento pode ser corporativo, ou seja uma rede própria convertendo ao franchising, ou redes de franquia convertendo para outra marca.
Finalmente, em 2013, a palavra de ordem para os nossos franqueados e franqueadores será produtividade, ou seja, fazer mais com menos, fazer melhor e cada vez mais rápido. Isso significa dizer que as de franquias precisarão estruturar metodologias de trabalho mais eficazes. Se você é um candidato a franqueado, tenha cautela e invista em planejamento antes de migrar para este grande mercado.
Saúde e Sucesso!