É preciso tomar alguns cuidados antes se tornar dono do próprio negócio
Veja abaixo os sete principais cuidados que se deve ter antes de investir em uma franquia, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo:
1 – Informe-se sobre as finanças da franquias existentes. As franqueadoras são obrigadas a informar números como o faturamento médio por loja e a receita de unidades próximas ao ponto de interesse, além de uma lista de contatos de franqueados que deixaram o sistema nos últimos dois anos.
2 – Tenha no mínimo 50% dos recursos necessários. Bancos estatais como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste possuem linhas de financiamento de franquias bastante atraentes. Mesmo com juros baixos, se o retorno do negócio ficar abaixo do esperado, um endividamento elevado pode tornar-se impagável.
3 – Faça a conta do investimento total necessário para o início do negócio. Em geral, o franqueador cobrará uma taxa de franquia. Haverá ainda possíveis gastos com reformas do ponto, mobília, equipamentos, computadores, uniformes para funcionários e softwares, além do caixa necessário para comprar o estoque inicial.
4 – Desconfie de promessas de retorno rápido do investimento. O lucro com franquias exige planejamento, dedicação e muito trabalho.
5 – Selecione um ponto com potencial. Uma cafeteria, por exemplo, é mais rentável em locais onde passam muitas pessoas a pé. Uma loja de produtos mais sofisticados costuma ter melhor resultado se montada em bairros nobres da cidade. Para isso peça sempre conselhos ao franqueador.
6 – Diversos setores trabalham com o sistema de franquias e cada um exige habilidades e conhecimentos específicos. Reflita sobre sua vocação no mercado de franquias.
7 – Desenvolva sua capacidade de gestão de pessoas. Conhecimentos de administração e do setor escolhido ajudam franqueados na gestão das lojas, mas o mais importante é que a pessoa tenha característica de liderança. O modelo de um negócio vencedor e as melhores técnicas de vendas serão fornecidas pelo franqueador em troca do pagamento da taxa de franquia.