Início / Notícias / Franquias / Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?

Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?

Em seu artigo mensal, o Guru do Franchising, Caio Simon Rosa, explica sobre essa taxa e se é válido ou não cobrar. Confira!

Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?
Flávia Denone Publicado em 16 de Maio de 2024 às, 08h00. Atualizado em 16 de Maio de 2024 às, 11h00.

Compartilhe:   

Recentemente, fomos procurados aqui no escritório por um jornalista que nos fez a seguinte pergunta: “Para os franqueadores, quais as vantagens de não cobrar royalties dos seus franqueados?”

Na verdade, eu não vejo vantagem nenhuma a não ser que o franqueador seja o fornecedor do produto que o franqueado comercializa. Quando isso acontece, há sentido em não cobrar royalties porque a franqueadora já está ganhando em cima do que está sendo vendido para o franqueado. Mas mesmo assim, a maioria das redes, mesmo quando também são fornecedoras, cobram royalties.

Quando o franqueador tem apenas fornecedores homologados, os royalties são importantes porque são a remuneração da franqueadora. E há muitos custos para que uma rede funcione. A franqueadora precisa arcar com a sua estrutura, oferecer suporte e fazer a franquia crescer de forma sustentável.

Eu, particularmente, sou favorável à cobrança dos royalties até porque ele é baseado no faturamento, na maioria dos casos. Isso ajuda porque, se a franqueadora está cobrando royalties do franqueado com base no faturamento, ela vai ter interesse em fazer com que ele fature cada vez mais.

Muitas franqueadoras podem usar a ausência de cobrança de royalties como um chamariz para atrair franqueados. Mas pode ser complicado, especialmente se ela não vende o produto que é comercializado na rede. Sem esta receita, inovações, atualizações e até mesmo a sobrevivência da rede pode ficar comprometida.

Por isso, antes de investir a uma franquia, levante todas as informações necessárias para a tomada de decisão, inclusive, sobre os pagamentos que você terá que efetuar. Em caso de dúvidas, se for o caso, peça ajuda a um profissional especializado em franchising. 

Caio Simon Rosa

 

*Caio Simon Rosa é Especialista em Direito Empresarial, Contratos, Civil e Família e Sucessões é formado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (Direito Empresarial – Contratos). É sócio do NB Advogados, escritório especializado na área de franquias (empresarial). 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?