O mundo da moda é repleto de tendências, ramificações e diferentes campos onde um profissional pode atuar. Entretanto, quando se trata de empreendedorismo esse setor pode trazer desafios que requerem mais aptidão para serem superados. Novas marcas surgem para preencher essa cena, mas afinal, como é empreender na indústria da moda?
Depois de anos acompanhando o setor, a frente da Escola de Moda Sigbol, aprendi como seguir os melhores caminhos dentro do empreendedorismo e formação técnica para o mercado de confecção e moda, já que atuo como Diretor da Instituição de Ensino.
Quando se trata dessa indústria é importante lembrar que existem diversos segmentos e especializações que ajudarão o empreendedor na condução do seu negócio, desde a área de criação passando pela área da confecção, por exemplo: estilo e tendências, modelagem e costura ou ainda como empreendedor individual atuando como Personal Stylist. Dessa forma, o primeiro passo é escolher o segmento que mais se identifica e pretende atuar.
A educação se destaca como forma de atuação no mundo da moda. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem mais de 243 cursos superiores de moda no Brasil. Assim como as Universidades que oferecem cursos de bacharelado de moda, as Escolas de Ensino Técnico Profissionalizantes contribuem profundamente na formação de novos profissionais capacitados em diversas especialidades. Com isso, Instituições de Ensino como a Sigbol se mantém em evidência nos caminhos de atuação dentro do setor. Em nosso histórico acadêmico formamos 500 mil alunos nas mais de 100 opções de cursos e programas de aulas específicos.
Quando a decisão estiver tomada, você deverá fortalecer seu conhecimento para atuar no negócio. Capacite-se, desenvolva habilidades, observe os concorrentes dentro do nicho de atuação, elabore um plano estratégico, analise as tendências. Com o empreendimento consolidado, aprenda a lidar com os desafios.
Pensando em como ajudar empreendedores iniciantes no ramo da moda, trouxe quatro dicas para facilitar essa sua nova trajetória:
1. Desenvolva habilidades, capacite-se. Cursos de curta duração vão te ajudar muito nesse ponto. Conheça seu mercado antes de mais nada. Faça testes. Veja como seu público funciona para entender a demanda e ajustar seu serviço ou produto.
2. Acompanhe as tendências e tenha identidade. É importante estar atualizado sobre o mercado, leia, pesquise, estude.
3. Crie rede de apoio, desenvolva contatos. Frequentar cursos, workshops, palestras são um bom caminho. Saiba como usá-los a favor do seu negócio.
4. Tenha presença digital, se for vender para o consumidor final, muitos negócios vendem atualmente graças a sua atuação online, se esse for o seu caso, desenvolva. Crie conteúdo nas redes sociais, construa um bom site.
Dentre os desafios que podem surgir na trajetória de um empreendedor no mundo da moda, a gestão, a capacidade técnica, a adequação de produtos e serviços, a necessidade do cliente e a conquista da atenção dos seus consumidores são as grandes chaves para a obtenção do sucesso.
*Por Aluizio Freitas, Diretor da Sigbol e colunista da Plataforma Sua Franquia