Investir com propósito é mais do que simplesmente buscar retornos financeiros. É sobre criar algo que tenha um impacto positivo, não só no mercado, mas também na sociedade e, particularmente, na vida das pessoas. Como alguém que sempre acreditou na força da educação, percebi que transformar o amor pelo que fazemos em um negócio lucrativo começa com a construção de uma base sólida, fundamentada em valores que vão além do lucro imediato.
Para mim, a educação sempre foi uma ferramenta transformadora. Ao investir a minha carreira em projetos e negócios com um propósito claro, como proporcionar acesso a cursos de qualidade que preparam indivíduos para o mercado de trabalho, percebi que a verdadeira recompensa não estava apenas no lucro, mas na satisfação de ver mudanças reais na vida das pessoas.
De acordo com o relatório da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros. A pesquisa foi realizada com o apoio do Sebrae. Educar é, sem dúvida, um dom inerente ao ser humano, uma capacidade natural que se manifesta em diversos aspectos da vida cotidiana. Cada um de nós, independentemente da formação ou experiência, possui a habilidade de ensinar e compartilhar conhecimentos, seja de forma explícita ou nas pequenas interações diárias.
O ato de educar vai além das salas de aula, é um processo contínuo e colaborativo, onde o aprendizado mútuo e o desenvolvimento são possíveis a todo momento. Ao reconhecer que qualquer pessoa tem o potencial de ser um educador, estamos, na verdade, valorizando a rica troca de saberes que permeia as relações humanas e contribui para a construção de um mundo mais consciente e solidário.
Transformar a paixão por aquilo que fazemos em algo lucrativo significa também saber agregar valor, tanto para quem aprende quanto para quem ensina. E quando você coloca o bem-estar das pessoas no centro do seu negócio, seja em educação, saúde, ou qualquer outra área, você percebe que o lucro financeiro vem como consequência natural de um trabalho bem feito. O segredo é nunca perder de vista a missão, porque é essa missão que cria o vínculo genuíno com seu público, fidelizando clientes e criando um impacto duradouro.
Investir com propósito é, então, sobre equilibrar a paixão e o pragmatismo, oferecendo soluções que não apenas gerem lucro, mas que também contribuam para a evolução de quem se beneficia do que você faz. O verdadeiro sucesso, na minha visão, é quando conseguimos unir esses dois mundos: o do amor pelo que fazemos e o da construção de um negócio com propósito e lucrativo, que transforma vidas.
No CEBRAC, para ser empreendedor, não é preciso ser professor, mas sim ter o desejo de fazer o negócio prosperar. O foco está em identificar oportunidades, liderar com visão e transformar desafios em soluções. Oferecemos as ferramentas e o apoio necessários para que todos possam empreender, independentemente da experiência ou área de atuação.
Por Rogério Silva, COO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) e colunista da Plataforma Sua Franquia.