Valorizar a experiência do cliente tem sido, nos últimos tempos, a grande estratégia do varejo para alavancar vendas, conquistar clientes novos e manter os fiéis consumidores. Esse tema, inclusive, foi um dos principais destaques na edição deste ano da New Retail Federation (NRF), a maior feira do setor no mundo, realizada em Nova Iorque. Com base nessas discussões e tendências, o setor tem voltado seu foco para unir o varejo físico a uma experiência de compra aprimorada; por isso, uma das principais apostas são as lojas físicas do futuro.
A loja do futuro representa uma nova maneira de interagir com os clientes, tirando proveito das inovações tecnológicas disponíveis no setor varejista. Ela proporciona uma operação simplificada, além de uma estética agradável e intuitiva, com funcionalidades que podem ser exploradas diariamente. Entre essas funcionalidades, estão o checkout mobile, sugestão de compra personalizada, conciliador automático de cartões, omnicanalidade, prateleira infinita e a possibilidade de trocas a nível nacional.
Para reforçar a importância de uma jornada de compra bem-sucedida, que é o objetivo dessa estratégia, vale lembrar de alguns números: de acordo com uma pesquisa da empresa americana New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltariam a consumir de uma empresa onde tiveram uma experiência negativa. Por outro lado, 69% disseram que recomendariam uma marca após uma experiência positiva. Esses dados ilustram a relevância de investir em uma experiência de compra que realmente impressione e fidelize o cliente.
Tecnologias como vitrines virtuais em 3D, totens interativos que oferecem mais autonomia ao consumidor e experiências de compra que estimulam os sentidos são recursos já vislumbrados para o modelo de loja do futuro. Esses elementos inovadores, no entanto, precisam estar integrados a uma gestão eficaz para alcançarem seu potencial máximo.
Nesse sentido, o uso de sistemas avançados de ERP e PDV contribui para uma gestão mais inteligente, possibilitando o crescimento efetivo desses negócios. Ao implementar o conceito de Loja do Futuro, é crucial contar com uma plataforma de ERP completa, que não só melhore o desempenho das estratégias do varejo 4.0, mas também ofereça funcionalidades como gatilhos para aumento de vendas, controle de estoque e integração com APIs.
Para o setor, é interessante ver esse conceito de Loja do Futuro se expandindo, e acredito que, em breve, essas práticas estarão no cotidiano dos varejistas, tornando-se o padrão que os consumidores esperam encontrar em uma loja física. A meu ver, as empresas devem continuar apoiando os empreendedores nesse processo de transformação, visando ampliar essa discussão e promover essa evolução no varejo.
*Por William Santos, que é diretor comercial da VarejOnline, tem 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação, em especial no relacionamento com empresas e clientes, e na venda de software e serviços. William possui MBA pela FGV em Gestão de Empresas e Marketing, MBA pela FIA em Gestão de Varejo e formação de extensão em Varejo pela Youngstown State University.