A integração do mundo on-line e off-line, dos vários canais de vendas – o chamado omnichannel – no sistema de franquias, será analisada na prática por especialistas do setor no próximo dia 6 de novembro, na sede da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Iniciativa da Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios, o evento “Omnichannel: a prática no franchising” trará os cases de marcas que se destacam nessa integração: a Hering, representada por Marcus Yamamoto, head of omnicommerce e digital experience da franquia, e a Reserva, com a participação do seu gerente comercial Bruno Brasil. Na Hering, todas as lojas próprias já estão integradas ao online e as franqueadas caminham para a mesma direção. Já a Reserva, que também possui um forte e-commerce, tem adotada estratégias de comunicação digital diferenciadas, além de ter criado a Officina Reserva, fashiontech brasileira de moda masculina com foco em peças básicas e sob medida.
De acordo com pesquisa da ABF, o segmento de Moda foi o segundo que mais cresceu no 3º trimestre de 2019 comparado a igual período do ano passado, com 8,6%. Fatores como o avanço do segmento no e-commerce, o redesign das lojas e outras inovações das marcas contribuíram para esse desempenho. Ainda segundo dados da entidade, Cuiabá, capital do Mato Grosso, foi a 1ª colocada no ranking das Top 30 em unidades e redes do franchising brasileiro nos primeiros semestres deste ano e de 2018. Moda, com crescimento de 40% no período analisado, foi o segmento com maior alta no número de operações da capital mato-grossense.
Para Celina Kochen, coordenadora da Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios da ABF, “o franchising como um todo está antenado e investindo no omnichannel, essencial para facilitar a vida do consumidor e atendê-lo da forma que ele desejar, e o segmento de Vestuário, Calçados e Acessórios é uma referência. Os números do bom desempenho das redes que o compõem neste terceiro trimestre corroboram isso”, afirma.
“Além de trazer cases de sucesso na multicanalidade, o evento promoverá uma intensa troca de experiências, fundamental para todos os players do setor. Atualmente, vários modelos de integração online e off-line convivem e as redes precisam analisar qual mais se adequa a seu negócio”, destaca Celina. Ainda de acordo com a especialista, “as redes de franquias ligadas à indústria da moda estão demonstrando capacidade de reinventar-se, de superar os desafios para manterem-se na vanguarda do mercado e determinadas a oferecem novas experiências aos clientes”.
Serviço
Omnichannel e a prática no franchising – Evento da Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios da ABF
Quando: 6 de novembro de 2019, das 10h às 13h
Onde: Sede da ABF – Av. das Nações Unidas, 10.989 – 9º and. – Vl. Olímpia
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por cerca de 2,5% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.