O Rio de Janeiro vai abrigar, de 27 a 29 de setembro, uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, a Rio Franchising Business, a ser realizada no Riocentro. E o Grupo Ornatus já começa a planejar as ações para o evento, que tem foco em um mercado em constante expansão.
Com um ritmo de crescimento superior ao da economia brasileira há mais de uma década e representando hoje 2,3% do PIB nacional, o segmento de franquias subiu 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Já são cerca de duas mil marcas atuando no País, com um total de 93 mil unidades franqueadas e mais de 837 mil postos de trabalho diretos.
Atualmente, segundo dados da World Franchise Council (WFC), o Brasil está em 6º lugar no ranking mundial em número de pontos de venda e ocupa a 4ª posição no ranking do total de marcas. Nesse cenário, o Rio de Janeiro possui mais de 12% de participação, ficando atrás apenas de São Paulo na concentração de unidades.
Além disso, o Rio é reconhecido como gerador de tendências para todo o território nacional e a perspectiva produzida pela realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 gera uma demanda crescente no setor de serviços. Consciente da oportunidade que a região representa, o Grupo Ornatus mantém relacionamento constante com investidores da cidade maravilhosa.
“O Rio é uma das principais praças do País. Se levarmos em conta o advento dos maiores eventos esportivos mundiais, certamente estamos falando de um mercado certo para quem deseja prosperar”, afirma Eduardo Morita, diretor de Desenvolvimento e Negócios do Grupo Ornatus.
Com seis unidades da Morana e uma da Balonè distribuídas pelo estado fluminense, a empresa prevê uma expansão ainda maior no local. “Se considerarmos a grandeza do mercado, ainda temos muito para crescer com nossas marcas de moda”, ressalta Morita. “No caso das bandeiras de alimentação, ainda não possuímos operação no Rio, o que significa ótimas oportunidades para as franquias e para quem quer investir”.
Para aproveitar o panorama favorável, o Ornatus vai deslocar toda sua equipe de expansão para a Rio Franchising. “Nossos consultores estão à disposição para atender investidores para os negócios oferecidos pelo Grupo”, observa Morita. Diante da conveniência que a feira proporciona para apresentar as vantagens de investir numa franquia, o diretor destaca a expectativa de sua empresa. “Além dos empreendedores do Rio de Janeiro, esperamos receber pessoas de outros estados que visitam o evento, pois a cidade atrai investidores de várias regiões do Brasil.”
Em 2012, a previsão da organização é de que a feira movimente R$ 150 milhões e receba cerca de 25 mil visitantes. Em comparação com 2011, haverá um aumento de 20% na área ocupada, que passará para 12 mil m². A Rio Franchising deste ano também registra um crescimento de 10% no número de expositores e vai trazer ao público mais de 220 marcas, nacionais e internacionais.
Além da participação agendada para a Rio Franchising, o Grupo Ornatus marcou presença na Rio Franchising Meeting, realizada em julho. Estiveram presentes o CEO da empresa, Jae Ho Lee, e o consultor de expansão, Rildo Biazetto. O encontro, dirigido a um grupo seleto de empresários, reuniu aproximadamente 120 pessoas. Na ocasião, representando a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Lee ministrou palestra sobre o relacionamento entre franqueados e franqueadoras. Biazetto, por sua vez, aproveitou o ensejo para selar contatos quentes com investidores locais. “Como fruto do encontro, podemos comemorar a forte possibilidade de abertura de uma Morana em Búzios”, revela.