No dia da abertura do 1° Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, realizado pelas consultorias Bittencourt e GS&MD, um dos destaques ficou por conta da apresentação dos dados da última pesquisa do Sebrae sobre a mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil. A intenção era mostrar as estatísticas para justificar a abordagem de temas como relacionamento e gestão pelos palestrantes.
Segundo o estudo do Sebrae, divulgado em outubro de 2008, há no Brasil perto de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas, o que representa 98% das organizações nacionais. Entre os franqueados, mais de 90% se enquadram nessa categoria.
Entre os segmentos preferidos dos franqueados estão o comércio e o serviço: mais de 90% deles estão nesses ramos. Com relação ao tempo das franquias, a pesquisa mostrou que cerca de 60% delas têm menos de 10 anos.
Quando apresentado o dado de que 93% dos franqueados abrem uma franquia com recursos próprios, Claudia Bittencourt, dona da consultoria que leva o seu sobrenome, afirmou que esse número pode ser a explicação para a ansiedade inicial de muitos, afinal, investem dinheiro do próprio bolso.
As duas principais motivações para entrar no sistema de franchising, segundo a pesqiosa, é são a vontade de ter um negócio próprio (60%) e a intenção de melhorar a renda familiar (37%).
O fim da apresentação do estudo do Sebrae ficou por conta do dado mais esperado: os fatores condicionantes para o sucesso dos novatos. E, para 53% deles, a receita ainda é mesmo o conhecimento do mercado e as boas vendas.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios