Vitória - Micro e pequenas empresas capixabas poderão formar redes de franquias com o apoio do Sebrae no Estado. A entidade apresentou o projeto 'FranqueadorES', quarta-feira (27), no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. O programa visa, por meio de consultorias individualizadas, formatar micro e pequenas empresas em franqueadoras e ajudá-las a expandir seus negócios.
Na ocasião, o membro-fundador da Associação Brasileira de Franchising (ABF), José Schwartz, ministro a palestra 'O que é o franchising?', para explicar como funciona esse sistema e quais as vantagens e desvantagens na formação de redes de franquias.
Um representante da empresa carioca Computer Toys, que participou do projeto Franqueador Rio, também esteve presente e deu seu depoimento, mostrando os resultados alcançados com a participação no projeto. O Franqueador Rio é um projeto pioneiro, desenvolvido pelo Sebrae fluminense.
O representante da Criobanco, um laboratório de congelamento de células-tronco de cordão umbilical, que participou do projeto-piloto iniciado em abril no Espírito Santo, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae estadual na formatação do projeto de franquia da empresa. Também participaram do projeto os empreendimentos Spózer Esportes e Lazer, fábrica e loja de material esportivo e uniformes, e o Empório Maia, loja e confecção de roupa masculina.
Mercado
Segundo a gestora do projeto do Sebrae no Espírito Santo, Marina Vasconcelos, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial do sistema de franchising e está representado por 800 redes franqueadoras e 59 mil unidades franqueadas, concentradas em grande parte no eixo Rio - São Paulo.
"O sistema de franchising é responsável pela movimentação de R$ 31,6 bilhões por ano e pela geração de 530 mil empregos diretos. Porém, no Espírito Santo, a formação de franquias ainda é muito pequena. Com esse projeto será mais fácil a ampliação interna dos negócios e também o acesso dos produtos capixabas a outros mercados"", ressalta.