O representante do consulado americano no Brasil, Paulo Rodrigues, organizou a vinda de uma missão formada por executivos de nove companhias dos Estados Unidos interessadas em captar parceiros locais para a entrada no mercado através de master franqueados.
O grupo participará da ABF Franchising Expo 2008, que acontece de 25 a 28 de junho em São Paulo. “Eles têm interesse no país como um todo”, avisa Rodrigues, frisando que o Brasil está se mostrando cada vez mais atraente por uma conjugação de fatores. Entre esses indicadores, ele destaca a disponibilidade de crédito e conjuntura econômica favorável, com perspectivas de crescimento do consumo.
“O Brasil é hoje um dos mercados emergentes que mais enchem os olhos das empresas que operam no varejo nos Estados Unidos”, garante o representante do consulado americano. E o sistema de franquia é uma boa opção, segundo Paulo Rodrigues, para as companhias que pretendem entrar num novo mercado, associando-se à empresários com expertise local.
O número de companhias visitantes foi limitado às nove já confirmadas. O segmento de fast-food é o que tem mais empresas franqueadoras prontas a abocanhar uma fatia do bolo brasileiro: a tradicional hamburgueria Wendy´s, com 6,5 mil restaurantes; a rede de saladas e lanches lights Carl´s Jr, presente em 14 países (3,1 mil unidades só nos Estados Unidos); a La Salsa Fresh Mexican Grill, de comida mexicana fresca; e a Cold Stone Creamery, especializada em sobremesas, com 1,4 mil unidades em operação.
Além dessas, estão confirmadas na ABF Franchising 2008 as redes Crestcom, de treinamento profissional; a Planet Beach (380 unidades), de serviços estéticos; a Right at Home, especializada em acompanhamento domiciliar a doentes; a Signs Now (223 filiais nos Estados Unidos), de sinalização e mídia visual; e a Mr. Handyman, de reparos e manutenção residencial e comercial.