Notícias / Eventos / “Franquias e Centralidade no Consumidor: Como fazer Uma Gestão Focada no Cliente?” é um tema da Arena do Conhecimento na ABF Expo Franchising 2022

“Franquias e Centralidade no Consumidor: Como fazer Uma Gestão Focada no Cliente?” é um tema da Arena do Conhecimento na ABF Expo Franchising 2022

Separar e criar valores para determinados clientes foram as principais abordagens em uma aula de marketing voltado ao franqueadores e franqueados.

Compartilhe:   

 

A palestra “Franquias e Centralidade no Consumidor: Como fazer Uma Gestão Focada no Cliente?”, foi lecionada por Adriano Sá, mestre e professor de Gestão Estratégica de Marcas, Marketing e Mercado de Consumo na Fundação Dom Cabral e consultor da Adriano/SA - Consultoria de Gestão e Marketing.

 

O professor especialista em marketing deu início explicando sobre o que significa segmentação de mercado, significa que quando temos uma população de uma cidade, a exemplo de São Paulo [SP] e ela é heterogênea, ou seja, de todas as idades, de todas as raças, de todos as classes sociais, entre outras características, e, quando separamos toda a população por grupos de interesses, estamos realizando uma segmentação”.

 

Logo em seguida, Adriano diferenciou os termos público-alvo versus personas. “Enquanto o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas, a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizado”, explica e orienta aos empreendedores e público geral interessado no setor do franchising: “nós determinamos tanto o público-alvo quanto os personas do negócio”.

 

Sobre o termo persona, o professor da Fundação Dom Cabral ensinou sobre a construção do persona e o que se deve fazer para agradar este grupo com um nível mais segmentado “em alguns negócios chegamos a uma conclusão interessantíssima, em que a pessoa quando é que vai comprar, não ela que tomou a decisão e sim porque ela foi influenciada por outra pessoa, ou seja, temos que ter o mapa da empatia na construção do persona”.

 

Posteriormente o mestre em Gestão Estratégica de Marcas, Marketing e Mercado de Consumo, ensinou como identificar o valor no negócio e posicionamento da marca, relatando uma passagem profissional: “eu trabalhei em uma famosa rede de franquia, e um dia acabei entrando em uma loja da rede em que ela tem um modo ofertante de abordagem ao cliente, e quando o vendedor me abordou não entendi o que ele quis dizer devido o vocabulário do vendedor não ser idêntico a minha característica de perfil”, autorrelata complementando: “tanto a marcas quanto os vendedores não vendem quando não se identificam com determinados personas”.

 

Em seguida Adriano comentou sobre uma pesquisa na qual revela que de cada 10 compras, 9 foram pesquisadas na internet antes da realização da compra. “Para gerar movimento na loja física, temos que começar gerando tráfico na internet”

 

Também foi exibido o vídeo “Clayton Christensen on Job to be Done”, e comentado pelo especialista sobre o seu teor: trata-se de uma metodologia que ajuda a entender o que os clientes estão buscando quando querem um produto/serviço, ou seja, suas motivações que vão resolver algum problema que possuem”, conclui.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO!

 

Sobre a Arena do Conhecimento

Os espaços temáticos são um grande sucesso nas edições da ABF Franchising Expo 2022, aprofundando a experiência e o conhecimento do público.

 

Em toda a sua programação, a Arena do Conhecimento conta com um time de especialistas do franchising em 2 espaços simultâneos para apresentações, onde o potencial empreendedor pode ampliar seu conhecimento e ter contato direto com temas indispensáveis para quem quer ingressar no sistema de franquias

 

Este ano, além da Arena do Conhecimento, do Boulevard de Microfranquias e do Montando Minha Franquia, a feira conta com um novo espaço: Startups.

 

Serviço

29ª ABF Franchising Expo

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP

Quando: de 22 a 25 de junho de 2022

Horário de funcionamento: > Quarta a Sexta 22 a 24/06 - das 13h às 21h > Sábado 25/06 - das 11h30 às 18h30

Preço do ingresso online: R$ 80

Preço do ingresso na bilheteria do evento: R$ 100.

 

Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

 

Portal Sua Franquia na ABF Franchising Expo 2022

Seguindo a sua tradição sobre divulgação ao investidor franqueado, o Portal Sua Franquia fará uma cobertura exclusiva do ABF Franchising Expo 2022, com flashs ao vivo em suas redes sociais, conteúdos diários no site suafranquia.com, gravações disponibilizadas no canal do Bconnected no YouTube https://www.youtube.com/c/BConnectedTVemail-marketing para aqueles que realizaram o cadastro no site suafranquia.com.

 

Sobre a ABF Franchising Expo 2022:

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo 2022 reunirá, em sua 29ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação e food service, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, móveis, decoração e presentes, esportes e lazer, calçados e acessórios, e dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF.

 

Mais informações no site da ABF Expo.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?